domingo, 15 de abril de 2012

Musse de chocolate branco

 Para a nossa Confraria de Páscoa, fiz uma musse de chocolate branco, receita da revista Menu. Como fazia um tempão que não postava um docinho no blog, espero que gostem. Eu coloquei o dobro da quantidade de leite indicada na receita, porque o creme virou uma paçoca; fiz algumas outras mudancinhas. A receita que passo abaixo é como eu preparei.

Eu recomendo que separem todos os ingredientes antes, já medidos. Aí, fica bem fácil fazer. Sei que essa dica é prosaica, mas eu muitas vezes, na empolgação, leio a receita só uma vez, começo a fazer e aí me atrapalho.

O resulto ficou muito bom. A foto não jus à aparência. Outra dica: fazer de um dia para outro, pois aí fica bem firme.

Ingredientes:
300ml de leite
40g de açúcar mascavo
60g de gemas
15g de amido de milho
450g de chocolate branco cortado em pedaços pequenos
8g de gelatina em folha sem sabor
700ml de creme de leite fresco

Modo de fazer:
1. Coloque o leite para ferver em uma panela média.
2. Em uma tigela, misture o açúcar, as gemas e o amido de milho. Despeje um pouco de leite quente nessa mistura e mexa bem.
3. Coloque a mistura na panela com o leite e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar.
5. Desligue o fogo e misture nesse creme o chocolate, mexendo até obter um creme liso. Reserve.
6. Hidrate a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e adicione ao creme, mexendo bem até dissolver.
7. Transfira o creme para uma tigela de inxo e cubra com filme plástico. Deixe esfriar e depois leve à geladeira. Eu estava com pressa e levei à geladeira quente mesmo.
8. Bata o creme de leite em ponto de chantili mole e incorpore ao creme já resfriado. Leve à geladeira.

Dica: A chef que deu a receita, Amanda Lopes, sugere que seja servido com calda de frutas vermelhas ou decorada com frutas da estação.

7 comentários:

Anônimo disse...

Tem muito bom aspecto a Musse de chocolate branco.

Adorei

Receitas de cozinha

Rosane Vargas disse...

Muito obrigada pela visita.
Abraço!

Katy disse...

Que bom aspeto!

Tens um miminho à tua espera no meu blog!

noreinodapaparoca.blogspot.com

beijinhos

Anônimo disse...

adorei seu blog é delicioso

http:\\receitassaborellas.blogspot.com sega-me bj...

Pilar disse...

Qué mus, me encanta, no conocía la receta, me la llevo para hacerla pronto, tiene que estar muy buena.

*Pilar*

Rosane Vargas disse...

Pilar, fica delicioso mesmo. Abraço

Rosane Vargas disse...

Gurias, muito obrigada pela visita. Beijos

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...